Na trilha das profissões contemporâneas há uma que merece destaque: a do engenheiro ambiental. E sabe por quê? Porque a sua atividade é imprescindível nos dias de hoje em que cada vez mais é preciso diagnosticar operar, controlar e cuidar do meio ambiente e seus problemas.

O Engenheiro Ambiental pode atuar tanto na cidade quanto em ambiente rural, e parte de sua competência analisar o que pode estar em jogo a fim de propor soluções, ou mesmo fazer projeções de como implantar e monitorar tais soluções.

O mercado de trabalho para o Engenheiro Ambiental

Se por um lado a atuação desse profissional aponta para áreas como controle da poluição, por meio do qual ele terá que encontrar soluções viáveis e factíveis para diminuir os efeitos negativos do setor industrial nas regiões onde esse setor opera, há também que monitorar a qualidade da água e/ou fiscalizar se a liberação de gases danosos ao ar estão dentro dos padrões aceitáveis pelas organizações reguladoras do setor, entre outras coisas.

O engenheiro Ambiental tem opções também de se especializar e assim trabalhar em áreas com escopo tais como:

  • Sustentabilidade Econômica e Ambiental;
  • Impacto e Recuperação Ambiental;
  • Saúde Pública e Meio Ambiente;
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável;
  • Gestão Integrada da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social; entre outros.

Fazendo mais pelo meio ambiente

Em linhas gerais ainda é possível compreender que um Engenheiro Ambiental tem competência para exercer avaliações e apreciações acerca de um processo ou produto sobre o meio ambiente.

Mas não para por aí. Se cabe a ele a função de monitoramento da água e do ar, também será de sua alçada fazer um panorama quanto à poluição ambiental e elaborar projetos para a recuperação de áreas afetadas em decorrência da poluição.

Conclusão

Diante das funções e tarefas de um Engenheiro Ambiental, podemos concluir que este profissional nos dias de hoje é de vital importância para a sociedade como um todo, e assim o mercado é amplo para a sua atuação. Ao mostrar presença para desempenhar bem as tarefas que testarão sua boa formação na área, empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental são núcleos importantíssimos para o próprio desenvolvimento desse profissional.

É importante salientar que uma empresa que tem gestão ambiental adequada, tem todas as condições para competir no mercado internacional se pensar sobre a necessidade de estudos específicos no setor para que haja pleno desenvolvimento tecnológico e social dentro do equilíbrio do ecossistema.

Um Engenheiro Ambiental, portanto, é peça chave no desenvolvimento do próprio pais, se compreendermos o território como um lugar que precisa ser preservado para que própria vida possa prosperar, trazendo assim a ação econômica, com investimentos diversificados. É assim que o próprio Engenheiro Ambiental poderá pesar as variáveis de cada projeto ambiental que estiver a seu cargo e defini-lo em conjunto com as diretrizes e regulamentações vigentes no país.