Semelhante ao poço convencional, um poço artesiano é assim denominado quando as águas fluem naturalmente do solo, num aquífero confinado, sem a necessidade de bombeamento. Geralmente a sua profundidade é maior que a de um poço convencional, e em geral suas águas tem uma pureza microbiológica maior e com mais sais minerais.

Além dos poços artesianos, existem ainda os poços semi-artesianos, geralmente com uma profundidade menor que a do artesiano, e não são jorrantes, ou seja, necessitam de uma bomba para trazer a água. Finalmente, temos os poços micro-artesianos, termo de natureza comercial, usada para se referir aos poços comuns manuais, mais profundos, de até trinta metros.

A perfuração de poços artesianos é uma atividade especializada na área de engenharia, portanto, todo esforço deve estar centralizado na contratação de empresas de perfuração de poços que possuam quadros especializados de funcionários, geólogos, engenheiro de minas ou engenheiros com especialização na área reconhecida pelo CREA, além de equipamentos modernos e alta tecnologia, uma equipe de profissionais e técnicos com ampla experiência.

Perigos e precauções

Existe uma probabilidade, embora pequena, de contratar uma empresa para perfurar o poço, e não encontrar água. Também há uma pequena possibilidade de o poço não ter um volume de água satisfatório.

Em algumas áreas de Recife é proibida a perfuração. Em virtude da utilização excessiva das águas subterrâneas, há risco de esgotamento e salinização. É preciso estar atendo sobre as regras impostas por cada cidade para evitar problemas futuros.

Em São Paulo, já foram relatadas contaminações de lençóis freáticos, causadas por vazamentos em postos de gasolinas próximos. O controle constante da qualidade da água é necessário.

Manutenções preventivas são de extrema importância, para evitar problemas geológicos e até mesmo mecânicos. A cada um ano e meio, ou dois anos no máximo, devem ser realizadas análises para apurar a qualidade da água, a integridade dos equipamentos, e no caso de poço semi-artesiano, conferir a moto bomba.

Toda água de poços artesianos devem ser avaliadas em laboratórios antes de ser liberada pra consumo. É necessário que um técnico faça os teste para avaliar a cor, odor, alcalinidade, presença de cloro, sais minerais, bicarbonato, e outras substâncias que possam estar presente na água, para depois disto liberar o consumo. Geralmente, a água de poço é muito boa, mas é preciso tomar bastante cuidado para evitar possíveis problemas de saúde relacionados a ela.

Lembrando que todo uso consciente de um recurso natural, não causa dano a natureza, mas para isso é preciso respeitar a lei e todas as regras impostas.