O pensamento voltado para a preservação do meio ambiente está presente em cada ação desempenhada por cada ser humano. A remoção da incômoda ferrugem, por exemplo, pode ser realizada de diversas maneiras distintas, dentre as quais se destacam as ecológicas. Na sequência, apresentamos 5 alternativas inteligentes para eliminar a ferrugem, independentemente do local que tenha sofrido a oxidação.

Vinagre branco

Considerado um produto de limpeza ecológico, o vinagre branco pode executar diversas tarefas e com um impressionante nível de eficácia. Sendo assim, o líquido é indicado não somente para eliminar pontos enferrujados de determinado material, como também para remover bolores.

Para utilizar o vinagre branco, basta umedecer um pano com o produto e esfregá-lo sobre a área afetada pela ferrugem. O processo final de retirada da ferrugem só acontecera após o uso de uma lixa. Outra alternativa à lixa consiste na utilização de sal com vinagre.

O volume necessário de vinagre será diretamente proporcional à concentração da ferrugem. Ao término do procedimento, basta enxaguar a região enferrujada para perceber que a oxidação terá desaparecido.

Caso a ferrugem esteja em pequenos objetos, o melhor método é submergi-los em um pote contendo vinagre branco. Deixe o produto agir durante a noite toda, por exemplo. Pela manhã toda a oxidação deve ter sido eliminada.

Bicarbonato de sódio

Eis outro produto multitarefa. No caso da ferrugem, o bicarbonato de sódio é extremamente útil porque interfere no processo de oxidação, induzindo à degradação das moléculas que provocam a ferrugem.

Uma técnica interessante para remover a ferrugem através do bicarbonato de sódio é adicionar água suficiente para conseguir a formação de uma textura pastosa. Depois, basta pegar essa mistura e vertê-la sobre a região afetada pela ferrugem. É importante aguardar alguns minutos para que a solução faça o efeito desejado. Em seguida, a pasta deve ser removida com água.

Limão

O limão é outro clássico durante diversas etapas de limpeza, inclusive na eliminação de marcas resultantes do processo de oxidação. Neste caso, o sucesso do líquido da fruta se deve justamente à presença do ácido cítrico. A utilização também é uma das mais práticas existentes, bastando fatiar um limão ao meio e espremê-lo contra a região enferrujada.

No entanto, há situações em que talvez seja necessário mesclar o suco de limão com sal e manter o objeto submerso durante 24 horas, aproximadamente.

Bebidas gaseificadas

Devido à elevada concentração de ácido cítrico contido nesse tipo de bebida, ela também é muito eficaz para acabar com a ferrugem.

Para utilizar esses poderosos líquidos, basta repetir o mesmo procedimento adotado quanto ao uso do vinagre branco. Após o processo, é aconselhável lavar o objeto em questão com sabão e enxaguá-lo bem a fim de retirar todos os resquícios de refrigerante, que tendem a deixar o objeto pegajoso.

Batata

Embora a maioria das pessoas não saiba, a batata é igualmente útil para eliminar marcas de oxidação. O uso é semelhante ao do limão, com a diferença de que a batata não libera tanto líquido quanto a fruta. Mas, basta cortá-la e pressioná-la contra a região afetada, realizando movimentos de fricção.

Caso não obtenha sucesso, cabe uma segunda tentativa. Desta vez, experimente misturar a batata com sal grosso e repita o processo.