O Brasil é um país grande e muito populoso. Seu vasto território é perfeito para colocar em prática muitas soluções sustentáveis para otimizar a forma como consumimos os recursos naturais.

Além do espaço que temos, a nossa população mostra grande interesse por energias limpas e há um empenho do governo para garantir que tenhamos uma grande evolução nessa área.

Graças a esses fatores, o Brasil foi considerado o 9º país mais atrativo do mundo para investimentos na área de energia renovável. Além deste marco, ele ganhou o primeiro lugar nesta listagem para a América Latina.

O ranking criado foi batizado de Renewable Energy Country Attractiveness Index e é de responsabilidade da Ernst & Young. Essa lista foi baseada no mercado de 40 países e os resultados tem grande valor para empresas grandes neste setor, além do interesse de startups e etc. Por isso, essa colocação põe o Brasil em um ótimo patamar a nível mundial.

A energia renovável ainda pode ser dividida em diversas categorias. Isso também dá ao Brasil uma reputação de alto valor para os países desenvolvidos ou em desenvolvimento. A exemplo disso ele fica em segundo lugar no uso de hidroelétricas, em quarto lugar para produção de biomassa, em quinto lugar para produção e distribuição de energia eólica e em nono lugar quando o processo requer energia solar.

Através destes dados podemos ver que o Brasil está caminhando de maneira saudável para ter mais investimentos e agregar mais possibilidades para o consumo de energia em território nacional.

O ranking e o padrão mundial

Assim como o Brasil, outros países demonstram crescimento e maturidade neste tema. O primeiro lugar em questões de expansão ficou para a China, sendo seguido por Estados Unidos, Alemanha e Japão.

Na América Latina ainda há uma longa caminhada para alcançar essas nações. Embora o nosso país tenha tido tanto destaque, é preciso admitir que apenas a energia eólica garantiu maior evolução nas questões legislativas e regulamentares.

O investimento representa crescimento

É preciso dizer que os investimentos precisam ser viabilizados para tornar possível o crescimento do setor energético no Brasil. A estrutura inicial deve ser fornecida para que as injeções exteriores tornem-se reais.

Ver o Brasil como uma terra com grande potencial para criar e distribuir energia sustentável é apenas enxergar esse mercado que já está se expandindo na nossa nação. O importante é aumentar a consciência da população para que esse assunto seja debatido com mais frequência e o país avance ainda mais neste tema.